Caminho Santiago - Finisterra 2011

Tenho uns amigos fora de série, isto é, deixaram de estar em série e passaram a estar em paralelo, a emitir em FM - 03.00 Mhz, desde o dia 19 de Abril de 2011, com o patrocínio da casa Matos.

Os amigos em escadinha
Herdeiros (dizem eles) de um passado espiritualmente espiritual, oriundo dos celtas, celtiberos, fenícios, cartagineses, lusitanos, católicos, apostólicos e romanos, partiram para as terras Galegas, lá de Finisterra, com a missão de cumprir os rituais da purificação da alma e da renovação da vida.

Ainda tentei demovê-los de tal espiritualidade, explicando-lhes ponto por ponto, vírgula por vírgula, que, estamos na Páscoa, e que o Fim da Terra (Finisterra) podia ser onde o Homem quisesse e que o paredão da praia da Barra, mesmo… mesmo… mesmo…lá no meio do mar era  muito mais Finisterra que a dos Galegos e com óptimas condições para os rituais, bla...bla...bla...

Qual quê! Com a poção mágica da casa Matos em punho, os carros a roncarem, os pneus a chiarem e o fumo no ar, arrancaram à fangio, rumo ao extremo (quase) mais ocidental da Europa.

A meteorologia

Tiveram sorte com o tempo! Muita sorte, mesmo! Não houve surpresas desagradáveis. Como diz o JP, na Galiza, há um ditado que: “Em Abril Águas Mil”. Cumpriu-se o ditado!
Azar é um gajo ir em Julho e ser surpreendido com potes de chuva. Agora ir em Abril e chover a potes é normal, está previsto e não causa surpresas. Fiquei contente por eles!


Arqueólogos Portugueses em Negreira / Oliveiroa

Em escavações nocturnas, arqueólogos Portugueses descobriram, em Negreira / Olveiroa, documentos históricos, datados de 1102, que descrevem um pré ritual preparatório, antes dos rituais de Finisterra.
Os documentos históricos, falam do ritual da Irmandade Templária do Xupito Blanco. Irmandade criada em 1117, por Afonso VI, para manter a tradição dos povos que ali passavam, vindos do interior, à procura de melhores dias.
Consta, segundo o documento, que Afonso VI deu de beber o xupito blanco ao neto Afonso Henriques e foi o que se viu, foi tudo à frente, até a mãe!


O Ritual do Xupito Blanco com Café

Dos documentos pode ler-se: “O ritual do xupito blanco deve ser realizado em Negreira e sucessivamente até Olveiroa”
Ainda segundo os escritos históricos: “…Os peregrinos, viajantes, que se deslocavam para Finisterra e cumpriam o ritual de ingerir de penalti, um xupito blanco, transformavam-se de uma forma surpreendente: Falavam alto, abraçavam-se, cantavam, brindavam aos deuses e as deusas, corriam e saltavam sem dores e sem bolhas, rejuvenesciam para a Vida...muitos já não precisavam de ir a Finisterra.”
preparação do café pó ritual do xupito blanco
Mais adiante, acrescenta o autor: “…além do xupito blanco há vestígios no ritual, de uma bebida castanha, de sabor amargo, que com açúcar ou adoçante fica doce e é óptima para acompanhar o xupito. Esta bebida de origem africana, pensa-se que foi introduzido na península ibérica por cristãos oriundos de portucale na fuga para as Asturias aquando das invasões árabes."

Finisterra



momentos unipessoais

a chegada
o rejuvenescer

Santiago de Compostela

Em Santiago, devidamente enquadrados com o momento, e na primeirinha fila, assistimos à procissão da paixão de Cristo.



olha a gente à espera da procissão na 1ª fila
Depois das 00:00 horas, com um brinde colectivo, no Argentina (bar substituído pelo Dakar), celebramos a ressurreição de Cristo.

olha a gente a celebrar a vitoria da vida sobre a morte
Coisas da Noite, em Santiago de Compostela

Aceitemos, com sorriso, o que temos, ou o pouco que nos dão... e a Vida sorri!...





















2 comentários:

Anónimo disse...

Partimos e chegámos...todos. Quem é que não purificava a alma com aquela ventosga, chuva e frio? Todos purificadinhos... não fosse o fogo do "purificado" Bruno

Anónimo disse...

O Zé sempre atento e presente.
Já tenho saudades de um "bueno camiño"