Alimentação e Alojamento

“Com pão e vinho se faz o caminho” – ditado do caminho de Santiago"
Tanto em Portugal como em Espanha, nas vilas e cidades por onde passamos, podemos saborear a boa gastronomia local ou comprar alimentos nos supermercados. Nos caminhos de Santiago podemos confeccionar os alimentos comprados nos albergues equipados com cozinha. Caso optemos por comer fora deve-se pedir o “menu do peregrino”, pois é mais económico. Se formos em grupo pode ficar mais barato a divisão da comida e da bebida entre todos e escolher outros pratos. No final do caminho de Santiago e como tradição é (era) possível comer-se três dias de borla no refeitório dos empregados do "Hostal de Los Reyes Católicos" que é um hotel de luxo que fica em frente à Catedral. Para isso, devemos ir à entrada da garagem do hotel, no início da rampa, com uma cópia da "Compostela". Para cada refeição é necessário deixar uma cópia da mesma. Só há lugar para os primeiros dez peregrinos.
Nos caminhos de Fátima, como não existem albergues a solução é sempre restaurantes ou refeições ligeiras. Nos restaurantes teem sempre uma atenção para com os peregrinos.


Alguns cuidados com a alimentação

Para quem caminha deve conciliar a ingestão de alimentos e líquidos com o esforço e exigência do caminho. A alimentação diária deve ser à base de frutas, principalmente banana (rica em potássio), laranja (vitamina C), leite, yogurt, chocolates ou frutas secas e efectuar um jantar abundante e rico em vegetais. Deve-se beber muita água ou bebidas isotônicas para equilibrar as perdas devido à transpiração.

Ao jantar como não transpiramos muito podemos beber o que quisermos…para transpirar… Pessoalmente não tenho regras muito rígidas com a alimentação, como e bebo de tudo, quando me apetece ou quando posso e durante o caminho umas cervejinhas ajudam a equilibrar o peso da mochila…
Os Albergues

Em todos os Caminhos de Santiago encontramos albergues, também conhecidos por refúgios, de vários estilos, mas todos eles mantém a austeridade que faz parte do espírito peregrino. Como é dito no caminho “el peregrino no exige; agradece".
  • A maioria dos albergues, são paroquiais ou municipais e oferecem um lugar para pernoitar aos peregrinos mediante a apresentação da credencial, com os respectivos carimbos, o peregrino tem acesso a uma cama (em geral um beliche) e a um duche quente.
  • São de utilização gratuita para os peregrinos que apresentem a credencial e deixam por conta destes o valor a contribuir
  • Outros albergues cobram uma quantia simbólica para manutenção e conservação do albergue.
  • As distâncias entre os albergues são aproximadamente de 20 km.
  • Consta nos guias a relação dos locais onde existem albergues, esta relação é variável de acordo com a época do ano e da afluência de peregrinos.
  • Antes de partirmos para uma nova etapa, devemos verificar os albergues abertos.
  • Nos albergues não existem reservas, a ocupação é por ordem de chegada, com prioridade para que vem a pé e com mochila.
  • Além dos albergues, o peregrino tem como opção pernoitar nas Residenciais ou Hotéis existentes ao longo do Caminho, podendo com esta opção ficar o tempo que entender para curar as bolhas ou tendinites e conhecer a região e, claro, pagar mais.
  • Muitos albergues possuem cozinha equipada, possibilitando a confecção dos alimentos, máquina de lavar roupa, máquina de secar e sala comum…
Horários albergues
  • Abertura 16:00
  • Encerramento 22:00
  • Saída pela manhã até às 10:00 Salvo motivo de força maior, como uma chuva muito forte, doença ou problemas físicos.
Horários Restaurantes em Espanha
  • Almoço 13:30
  • Jantar 20:30 Atenção, conciliar o horário do encerramento do albergue com o tempo do jantar.
Nos caminhos para Fátima como não existem albergues as opções são hotéis, pensões e casas particulares…
Bom apetite e bom descanso...

Sem comentários: