ÀGUAPÈ - amigos urbanos a pé





Era preciso fazer qualquer coisa, inovar, criar, andar, brincar, bebericar, passear, opinar, renovar, é isso mesmo, renovar para regressar, mas para regressar tínhamos de partir e para partir tínhamos de estar na linha de partida, mas quem dá a partida é o chefe da estação, e a estação mais bonita é a da primavera, na primavera os andorinhos e as andorinhas fazem os ninhos nos beirais das linhas, sem linhas não haviam estações, nem apeadeiros, nem CP, e CP rima com lê e quem lê é poeta e o poeta passa o tempo a sonhar, em regressar, mas para regeressar tem que partir e quem dá a partida é chefe da estação, com o apito e a bandeirinha na mão, em pé, pronto para beber águapé.
Ora aí está, águapé, uma designação refrescante, leve e aromática, para amigos urbanos a , num programa cultural, artesanal e ambiental, que vai para o ar periodicamente no dia tal, às tantas e tal, numa cidade natal, a bem da paz mundial e do contacto social, etecetera e tal, como é cultural e a pé, vamos ver outros significados de águapé.
Para uns a águapé é pinga.
Para uns águapé é uma pinga leve e suave com menos grau do que um vinho, dito, bom., mas com o mesmo efeito do vinho, dito, bom. E que é feita, não da mistura da água com o vinho, mas da mistura e pisadura do bagaço (os pé dos cachos e as cascas das uvas) com água (da câmara municipal ou do poço) que fica a fermentar umas oito horas até ser transferida para as pipas, onde coze durante dois meses e concidencia das coincidencias, fica prontinha a ser bebida mesmo a tempo do São Martinho. Bonito, já sabemos como se faz a águapé.

as castanhas tristes, a rir, e a águapé
Para outros águapé são jacintos

Para outros é uma planta aquática, com um pé muito alto mergulhado na água., originária da América do Sul, com o nome pomposo de (eichornia crassipes), mais conhecida por Jacintos, aqueles que dão cabo da cabeça ao pessoal de Cacia e de Fermentelos. Pode ser considerada uma praga quando não controlada, pois expande-se rapidamente por tudo o que é água, se for bem utilizada e controlada é um super agente despoluidor das águas. Bonito já sabemos que os Jacintos também podem ser bonzinhos.


os jacintos e as jacintas
Para nós águapé pode ser cervejão


Para nós, o denominador comum de tudo o que foi dito é a água, e a água é vida, 2º o B, nós partilhamos a vida… a pé e se possível sempre em pé, mesmo depois duns copos d'águapé, caso não haja, em substituição podemos brindar à vida com um cervejão.

Para finalizar, fica bem acrescentar de como é bom regressar, mas para regressar é preciso partir e quem dá a partida é o chefe da estação, já sem bandeirinha e apito, mas com águapé à mão, numa cidade lusitana, sem soprar no balão, a partilhar a vida em pé ou deitado... com paixão.

2 comentários:

Anónimo disse...

e em tempo de São Martinho, vamos às castanhas com os ÀGUAPÈ
Muita fixe
Bjs
Neca

Anónimo disse...

very very very much good!!!
francisco...