Credencial e Compostela

A credencial tem origem nas "cartas de apresentação" e "salvo-condutos" que os peregrinos levavam, na época medieval e que lhes concediam certos privilégios.
Mas quem não coseguisse obter uma credencial oficial, podía pedir ao pároco da paróquia uma carta que atestasse que ía peregrinar a Santiago dentro do “espírito cristão”, com o carimbo da certificação.
Outra possibilidade era fazer um “Diário de Peregrinação” num caderno, com algumas folhas dedicadas aos carimbos para marcar a presença da nossa passagem.
Coisas simples, práticas, originais e fáceis de utilizar, sem confusões, sem complicações e que cumpria o objectivo. O importante era ir ao caminho... Agora, no ano da graça de 2010, pelo que ouço, as coisas parecem que são um bocadinho diferentes... mas adiante...
O importante é obtermos a credencial, não interessa onde, nem como... e partirmos para os caminhos.

A credencial:
- Identifica-te como peregrino / viajante. Indica o local onde iniciaste o caminho, a data de partida e a data de chegada a Santiago.
- Deve ser carimbada diariamente nos lugares por onde passas (albergues, igrejas, associações, instituições, bares, tascas, cafés e por aí fora).
- Podes obtê-la, ou solicitá-la nas Paróquias, Associações de Amigos do Caminho de Santiago, Albergues de Peregrinos (Espanha), ou outras entidades reconhecidas pela Oficina do Peregrino.

Permite:
- Acesso aos Albergues de Peregrinos,
- Acesso à Rede Nacional da Pousadas da Juventude de Portugal (desconto 10% substituindo o Cartão de Alberguista),
- Levantar a “Compostela” na oficina do peregrino em Santiago, Rua Vilar 1 (Junto à Catedral.)

A Compostela

A Compostela é um documento entregue pela “Oficina de Acogida de Peregrinos”, em Santiago de Compostela, a todos os peregrinos que a desejem e que provem, através da apresentação da redencial (devidamente carimbada pelos albergues onde passaram) que percorreram pelo menos 100km do Caminho de Santiago (a pé ou a cavalo) ou 200km de bicicleta. É uma espécie de diploma de participação que comprova que o peregrino chegou ao destino por "pietis causa"
tradução da Compostela

"O capítulo desta Venerável Igreja Apostólica e Metropolitana Compostelana, guardião do selo do Altar do Bem-aventurado Apóstolo Thiago, que a todos os Fiéis e Peregrinos vindos de todo o Orbe terrestre, por sentimento de devoção ou por motivo de promessa, à morada de Nosso Apóstolo Patrono e Protetor dos Espanhóis, São Thiago, fornece autêntico certificado de visitação, a todos e a cada um que vier examinar esta presente, faz saber que (nome do peregrino) visitou devotamente este sacratíssimo Templo por motivo de fé. A ele confiro o presente documento como testemunho, munido do selo desta mesma Santa Igreja.
Data de Compostela, dia ... do mês de .... do ano do Senhor .... . Secretário Capitular" E no selo do documento está escrito: "Selo do Capítulo de São Thiago de Compostella"

A Finisterrana

A Finisterrana é um documento entregue no Albergue de Peregrinos de Finisterra, em Finisterra, aos peregrinos que a desejem e que provem, através da apresentação da sua credencial, que percorreram o Caminho de Santiago a Finisterra. A Fisterrana, diploma a confirmar a chegada dos peregrinos a Fisterra, nasce pelo ano 1997, estando de Alcaide naquela altura Don Ernesto Insua Olveira o qual entregou da primeira Fisterrana a 09 de agosto desse mesmo ano com motivo da I Marcha Peregrinação Santiago-Fisterra-Muxía da Asociación Neria. A primeira Fisterrana era um desenho do artista galego Correa Corredoira, pelo ano 1999, aparece o actual modelo do pintor Enric Pascó, grande amigo deste povo e conhecedor desta temática, o qual teve a intenção neste desenho de transmitir toada a magia dos peregrinos que chegavam até nós.

 

Definicão de toda a simbologia da fisterrana:

Os 4 evangelistas, simbología da cristianização de todos os caminhos, incluido o Caminho a Fisterra.
Leão - SãoMarcos / Águia - São João / Touro - SãoLucas / Homem - São Mateus


Alfa e Omega
O princípio e o fim, nós consideramos que nada pode marcar nem o fim nem o princípio do caminho de nenhum peregrino, somente o peregrino sabe onde começa e acaba o seu caminhar. Fisterra pode ser este princípio e este fim, isso é algo que cada um decide.

O Cristo
O Cristo da barba dourada figura que se venera na Igreja de Santa María das Areas do século XII, que se vê na estrada que vai para o Farol. É a figura mais representativa deste povo ocupando um posto privilegiado na Fisterrana.

A Vieira
Ninguem parou a pensar que se o Caminho começa em França, por exemplo, a única vieira que encontras é em alguma loja, pois aquí, podes encontrá-la na praia da Langosteira, porta da entrada do nosso povo. Diz-se que os antigos peregrinos que chegavam até ao final da terra conhecida para os Romanos (Fisterra), recolhiam a concha para dar fé de que chegara a este ponto, ao fim da Terra.

A Muxiana é um documento equivalente, entregue no posto de turismo de Muxia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Eu sou o Vítro Melo de Chaves. Estive a ver algumas coisas acerca do Caminho de Santiago e reparei que existem algumas simbologias ligadas a Santiago, onde destaco a credencial.
Eu gostaria de saber se lhe for possível me dizer, onde eu posso ter uma credencial, para quando inicar o caminho, poder em cada alberge ter um carimbo onde estive e confirmar em cada sítio onde passei.
Eu vou fazer o caminho no dia 18 de Agosto, a iniciar em Ourense.
Se me puder ajudar quanto a estas coisas, agradeço.
Deixo para isso aqui o meu mail: Mvbl@sapo.pt