ÁPRIORI



Origem do nome
Apriori, apriori, não há assim mais nada a dizer, no entanto, talvez possa acrescentar que quando pensei, (meia volta, volta e meia também paro um xisquito para pensar, quisto da vida não é só filmes do peter pan e do sininho(s),ás vezes ouvem-se alguns, mas isso tem a haver com o adiantado da hora e dos líquidos), numa "designação" para este grupelho, é mais giro o termo designação do que o termo, nome, designação tem melodia e pode rimar com todas as palavras terminadas em ão, como João, aliás em muitas famílias há um João, lá está, um nome bonito, apostólico e com melodia que rima com designação. Ora estava eu a dizer que era preciso arranjar uma designação pa este grupalho, mas as ideias não eram famosas nem abundantes.

Como para grandes males, grandes remédios, xaropes, xaropadas, comprimidos, semprimidos, supositórios, suspensórios, sardinhas e pimentos, sarmentos, rodrigues, pevides e tremoços, almoços, caroços, colossos, calendários, horários, salários, canários, arbitrários, astrolábios, astrolínguas, astrodentes e rebuçados peitorais, com estes peitorais e uma conversa partilhada, privada, abençoada e animada, com a malta do G8, e aqui abro um parêntesis ( ) já tá, como já não me lembro do que era, vou fechá-lo (), também já tá, veio-nos à ideia uma frase batida… “hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”, esta é do Sérgio Godinho, a outra é do João, mas não é uma frase, é uma palavra batida... apriori… apriori praqui, apriori prali, isto e aquilo apriori, aquilo e isto apriori...
A malta, do G8, que não nasceu ontem, nem anteontem, nem antesdeanteontem, entre uns tintos sem rótulo e uma coca-cola com rótulo, viu logo ali uma designação simpática, profunda e excitante, esta do excitante fica bem, para o nosso grupilho…APRIORI... e no futuro, quiçá, quem sabe, a formação do duo, sérgio & joão, com a frase batida: “ apriori, hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”.
Siginificado do nome
ápriori, não há mais nada a dizer... a não ser que, como a origem da palavra, apriori, vem do pátio do joão, convinha desopilar e procurar algo que nos levasse a um sentido mais profundo, filosófico, excitante (gosto desta palavra) e cientifico da palavra apriori.

E encontramos:
A priori (do latim, «partindo daquilo que vem antes»), é uma expressão filosófica que designa uma etapa para se chegar ao conhecimento, que consiste no pensamento dedutivo. Mais especificamente, o conhecimento proposicional não pode ser adquirido através da percepção, introspecção, memória ou testemunho. É, assim, uma anterioridade lógica e não cronológica que é designada na noção "a priori". O conhecimento a priori se complementa com o conhecimento a posteriori, aquele que se adquire com a experiência.

Mais profundo e filosófico não podia ser. Aquele moço de vilar nunca me enganou, ele sabe muito, por trás daqueles xilofones grelhados corre muito saber, aliás “Cada um é doutor na sua arte”, palavras para quê... com esta simples e composta frase do John, apriori, não tenho mais nada a acrescentar.
A nossa acção, reacção e contracção
"Queimar etapas para se chegar ao conhecimento"
arq 6.2

2 comentários:

João P. Tavares disse...

Sendo eu doutor na arte de fazer furos em paredes para fixar espelhos, quadros, estendais, suportes de televisão e power boxes, na realização de filmes que muito fazem chorar, rir ou dormir, e a tirar fotografias para o álbum de família, venho dizer, que à priori, está tudo bem, com pés e pernas, não há nem solas queimadas, nem travões a arder!

Unknown disse...

Nice Stuff!

Commendable Blog indeed!

Dear Blogger, need your valuable feedback for:

www.octandigital.com

Regards,
Mehta