Caminho Português - Aveiro - Santiago

Caminho Português de Santiago 

Um bocadinho de história

Santiago de Compostela é por excelência o padroeiro da Península Ibérica, pois segundo a lenda católica foi o apóstolo que procedeu à sua evangelização. Os nossos monarcas demonstraram também uma devoção pelo santo, D. Afonso II peregrinou a Compostela em 1220 e em 1225 foi a vez da Rainha Santa Isabel.
A ordem Militar de Santiago, criada para combater os muçulmanos, foi fundada em 1170 pelo rei Fernando II (de Castela) e foi introduzida em Portugal no ano de 1172.
Santiago foi protector do exército português até à crise de 1383-1385, altura em que foi substituído por São Jorge, por influência Inglesa, e pela necessidade de chamar por um santo diferente dos partidários de Castela. Apesar desta mudança de patrono, o culto de Santiago não desapareceu. A prová-lo estão as inúmeras misericórdias, albergarias, hospitais, igrejas e ermidas dedicadas ao Apóstolo Santiago espalhadas pelo país.
As próprias lendas jacobeias estão intimamente ligadas ao nosso país – por exemplo a lenda dos Galos em Santo Domingo de la Calzada e a lenda do Galo de Barcelos contam a mesma história.
Seguindo o ditado do caminho de Santiago, este começa ao sair de casa, assim, embora não haja caminhos marcados para Santiago, a exemplo do que acontece em Espanha, o caminho Português para Santiago mais utilizado é o caminho medieval que sai do Porto  e que está devidamente sinalizado.



Aveiro - Santiago

Seguindo o ditado do caminho de Santiago, "este começa ao sair de casa" e como sou de Aveiro idealizei o meu caminho a sair de casa.
Embora hajam referências ao Caminho para Santiago junto à costa Portuguesa, eu e o João Paulo elaboramos um caminho de Aveiro a Valença, onde liga ao Caminho Portugues para Santiago. Além da dimensão espiritual de cada um, podemos, neste caminho, contemplar o sol, as praias e as águas do atlantico.
Pensamos ser um bom motivo para calçar as botas e pegar na mochila ou bicla. Embora não haja albergues até Valença, este caminho, junto à costa, tem bons acessos a zonas urbanas, pousadas da juventude e parques de campismo, não havendo dificuldades em alojamento, alimentação e outros apoios aos peregrinos / viajantes.


O Caminho Aveiro - Santiago



Caminho Aveiro - Porto (não sinalizado) -  79 Km

Aveiro - São Jacinto - 12 Km (tens de atravessar a ria de ferry ou lancha, consulta plano)
São Jacinto - Ovar - 27 km 
Ovar - Espinho - 17 km
Espinho - Porto - 23 km

No Porto optamos:

A - Caminho Medieval - 125 Km

Porto - S. Pedro de Rates - 37 Km 
S. Pedro de Rates - Barcelos - 17 Km
Barcelos - Ponte de Lima - 34 Km
Ponte Lima - Rubiães - 19 km
Rubiães - Valença - 18 Km

B - Caminho pela Costa - 137 Km

Porto - Vila do Conde - 33 Km 
Vila do Conde - Esposende - 27 Km
Esposende - Viana Castelo - 24 Km
Viana Castelo - Caminha - 24 Km
Caminha - Valença - 29 Km

Caminho a  partir de Valença - 108 Km

Valença/Tui - Porriño - 14 Km
Porriño - Redondela - 15 Km
Redondela - Pontevedra - 20 Km
Pontevedra - Caldas de Reis - 20 km
Caldas de Reis - Padron - 17 Km
Padron - Santiago Compostela - 22 Km
Em Santiago faz o paris-dakar com brindes.

Bom caminho!

3 comentários:

Selena disse...

Bom dia! Meu nome é Selena e sou brasileira. Pretendo fazer o Caminho de Santiago a partir de Valença, em agosto de 2010. Chegarei em Lisboa e irei de ônibus até Fátima para conhecer o santuário e de lá pretendo ir para Valença, começar a caminhada. Pode me dizer como vou de Fátima à Valença? Existe algumalinha regular de ônibus entre estas duas cidades? Agradeço desde já por qualquer informação que possa me dar! Abraços, Selena.

meia bota, bota e meia disse...

Olá Selena
De Fátima para o Porto tens:
1-Rede Expressos de autocarros, vários por dia.
2-Ou autocarro até Pombal e aí tens comboio para o Porto.
O Posto de Turismo em Fátima dá-te as informações e horários.
Do Porto para Valença, tens tambem autocarros, mas é melhor o comboio, que apanhas na estação de Campanhã.
Bom caminho, e o que precisares estou por aqui.

Idalina M.J DaSilva disse...

Ola, eu moro em toronto. Este ano vou a portugal. Quro conhecer o santuario de fatima e fazer o caminho a santiago de compostela a partir de caldas da rainha. Ja tenho 61 anos. Agradecia que me sugerisse o melhor caminho e se ha algum grupo que faca este caminho. Obrigada
Idalina