peregrino

dos dicionários
"Peregrino" do latim peregrinu, Arte de peregrinar; Viagem a lugar santo por devoção ou para cumprir promessa, Romaria; Viagem por longes terras. A expressão "peregrino", tem um sentido muito amplo, como a de "estrangeiro".
mário pinto - jornal público
Que o Patriarca Abraão, Pai humano de uma grande família de crentes que inclui judeus, cristãos e muçulmanos, tenha sido por Deus mandado sair da sua terra e depois disso tenha peregrinado, é muito de meditar. Os judeus são peregrinos. Os cristãos também. Os muçulmanos também. Há uma atracção fascinante na peregrinação. Mistério da nossa humanidade.
valter jorge - portal do peregrino
Todas as grandes religiões consideram a peregrinação como uma via de conversão desde que empreendida com inquietação e espírito de busca. Na Índia, pátria das peregrinações, os peregrinos vão ao rio Ganges, rio sagrado dos hindus e à cidade santa de Benares, sede do Bramanismo. Maomé determinou que todo bom maometano, pelo menos uma vez na vida, deve fazer uma peregrinação à sagrada cidade de Meca. Moisés estabeleceu uma Aliança com Deus e recebeu do Senhor o mandato de libertar do jugo egípcio o povo de Israel peregrinando com destino à Terra Prometida. As grandes peregrinações cristãs são à Terra Santa, a Roma, a Santiago de Compostela e, mais recentemente, a Fátima.
d. josé policarpo - cardeal lisboa
O peregrino é aquele que, num determinado momento da vida, tempo de procura, de inquietação, de desejo e atracção, se põe a caminho em busca de uma nova verdade de si mesmo. A peregrinação envolve a pessoa toda, o passado, o presente e o futuro, a racionalidade, os sentimentos e a busca da beleza. Supõe uma atitude humilde e confiante, de quem volta a acreditar na vida, porque a procura numa nova síntese. É atitude desprendida, que supõe austeridade e mesmo penitência. Peregrinar é aceitar contentar-se, durante um tempo, com o estritamente necessário.
meia bota, bota e meia
Quando pisamos a terra dos caminhos não imaginamos as pegadas profundas de sofrimento, de fome, de dor e de sangue derramado, de gerações de peregrinos que nos antecedaram e que em nome do anunciado "Temor a Deus" partiam em busca da salvação e do perdão... Na continuidade e herdeiros dessas pegadas, seguimos o mesmo Deus, sem temor e sem medo, mas com alegria e confiança. Deus que nos interpela nas coisas simples dos caminhos, espera por nós, espera que O acolhamos, sem imposições mas de uma forma livre e consciente, como Jesus Cristo, e com Ele continuarmos o caminho… Nas mesmas pegadas, outros, seguem o seu caminho, tão válido quanto o nosso, seja ele qual for…
bem aventurado és peregrino,
  • se descobres que o caminho te abre os olhos ao que não se vê.
  • se o que mais te preocupa não é chegar, se não chegar com os outros.
  • se descobriste que o autentico caminho começa quando se acaba.
  • se a tua mochila se vai esvaziando de coisas e o teu coração não sabe onde guardar tantas emoções.
  • se descobres que um passo atrás para ajudar o outro vale mais que cem à frente sem olhar para o lado.
  • se procuras a verdade e fazes do teu caminho uma vida e da tua vida um caminho, na procura de quem és no caminho, a verdade e a vida.
  • se descobres que o caminho tem muito silencio, e o silencio, de oração, e a oração de encontro com o Pai que te espera.

Sem comentários: