Santo Arnaldo (Santo dos Cervejeiros)


Nos caminhos peregrinos há algo que chama por mim, a cervejinha fresquinha tim tim por tim tim…é uma voz lá longe que chama por mim e eu à tardinha procuro um sinal, um sinal de ti…
Como peregrino/viajante questionei-me se era correcto este binómio peregrino/cervejinha. Inquieto, mantive-me à escuta de um sinal, de algo que credibilizasse esta união. Atento, vi uma luz de Estarreja, da prima, a falar-me de um santo amigo da cerveja.

Seguida essa luz descobri Santo Arnaldo, o Padroeiro dos Cervejeiros. Como o meu nome também é Arnaldo e temos pontos em comum, este binómio, peregrino/cervejinha, só pode ser de origem espiritual e divina. Certamente fui um dos escolhidos para levar a palavra do santo Arnaldo por esses caminhos fora, sejam de Grande ou Pequena Rota.
Segundo a Saint Arnold Brewing

Santo Arnaldo terá nascido por volta do ano de 580 no seio de uma proeminente família austríaca, que na altura habitava o Castelo de Lay-Saint-Christophe, localizado na antiga diocese de Toul, a norte de Nancy. Santo Arnaldo foi aclamado bispo de Metz em 612 e, durante a sua vida religiosa, alguns dos seus sermões centravam-se na temática de que seria perigoso beber água. Assim, aconselhava os camponeses a, sempre que possível, preferirem a cerveja para matar a sede, algo que não é totalmente ilógico dadas as baixas condições de higiene da época, facto que tornava a água, na maior parte dos casos, imprópria para consumo humano. Como a cerveja passa por um processo de fervura e fermentação, muitos dos microrganismos perigosos acabavam por ser eliminados. Aliás, é atribuída a Santo Arnaldo a seguinte frase: “Do suor do Homem e do amor de Deus veio a cerveja ao mundo”.

Do livro “Great Beers of Belgium” – Michael Jackson

Santo Arnaldo foi um monge beneditino que viveu no século XI e que terá nascido em Tiegem, zona ocidental da Flandres. Pregou na abadia de St. Médard, próximo de Soissons (pequena povoação junto a Reims) e chegaria mesmo ao cargo de bispo, tornando-se responsável máximo na abadia de Oudenburg, localizada entre Ostend e Bruges. Numa altura em que a região era assolada por uma terrível peste, Santo Arnaldo terá submergido o seu crucifixo num barril de cerveja e proclamado que seria mais seguro beber cerveja do que água. Tal facto pôs um fim rápido à praga, sendo que os pressupostos são os mesmos da história anterior: considerando que a cerveja é fervida e posteriormente fermentada, tornava-se mais segura para beber do que grande parte da água disponível na Idade Média, que estava muitas vezes contaminada.

Vimos que existem algumas divergências, uns chamam-lhe Santo Arnaldo enquanto outros Santo Arnoldo. Para uns ele é Arnulf de Metz (582-640), enquanto que para outros é Arnold de Soissons (1040-1087).
Mas isso não inetressa nada, o que interessa é que: Santo Arnaldo é o padroeiro dos cervejeiros!
Em Bruxelas, a 7 de Julho, os cervejeiros locais mandam rezar uma missa em honra do santo, comemoração que faz parte do Dia da Cerveja, a seguir à missa realiza-se uma procissão muito animada!

7 comentários:

Anónimo disse...

Espectacular...nada acontece ao acaso...as coisas que descobres...continua a tua caminhada mas sempre com a cervejinha...e viva o santo arnaldo...haja alguém que defenda a dita.

Emilia

Anónimo disse...

e o senhor santo até tem barbas e tudo!!!!

Isabel disse...

Caneco...ou melhor...caneca, se não fosse eu...será que existe alguma padroeira chamada Isabel???

Anónimo disse...

Sim, muitas vezes os iluminados caminham orientados pelo fundo de uma garrafa.

Espero que não seja esse o caso pois, para além de um grande desperdício, revela uma tendência para o pecado da gula, dos "comes e dos bebes".

Mas, como a seguir a cada "peregrinação" se pode pecar outra vez, venha lá a próxima "iluminação divina" de branco ou tinto!

PF

Anónimo disse...

Caramba pelo geito as ditas caminhadas são bem "iluminadas" !

Será Deus que manda?

Anónimo disse...

Sou fã! Declaro-me fã, fiel, seguidor, devoto de tão ilustre santo! É hora de criar a claque ou a irmandade do Santo Arnaldo!

Alex

Anónimo disse...

aííííí cheguei...
è isso, estou solidário como o meu amigo alex, companheiro de outras lutas como por exemplo MASF - movimento anti saldas e fruta - vamo lá fundar essa irmandade...e que tenhamos muitos momentos de alegria sob a proteção divina de tão ilustre Santo, Santo Arnaldo...

o aprioriano
São Gabriel