Caminho Santiago - Ano Jacobeo 2010 (Abertura da Porta Santa)

A Porta Santa
(originalmente a porta santa era um muro em pedra que demoliam em cada ano santo compostelano e voltavam a reconstruir, actualmente é uma porta em bronze e simbolicamente edificam um muro de pedras que é derrubado para a abertura)

Santiago de Compostela, 31 de Dezembro de 2009:16:30
Com pompa e circunstancia, devidamente uniformizados e equipados com os bens essenciais, apresentámo-nos em Santiago de Compostela, como Ápriori estava previsto, para participarmos e assistirmos à abertura da Porta Santa, um ritual que vem desde o séc. XVII, 1666, e que só acontece na véspera de um ano santo compostelano, ou seja quando o dia de Santiago, 25 de Julho, coincide com o Domingo, o que é o caso em 2010.
Vê aqui o album do Paulo
As fotos da cerimónia, abertura da Porta Santa e da Passagem d'Ano, em baixo apresentadas, são de: Ramon Escuredo / Fernando Blanco - El Correo Gallego

Ao fundo o Pórtico que dá acesso à porta santa, do lado esquerdo o povão e do lado direito o clerão

Estar lá, na abertura da porta santa, foi dar continuidade a uma corrente humana, física e espiritual, que caminha no tempo e continua a história dos caminhos de Santiago. Á posteriori vivemos o ritual e o simbolismo da abertura da porta santa, como mais uma pegada no nosso caminho para abrir a porta “ao outro”.
E quem não foi, não tem para contar. Agora só em 2021.

Truz...Truz...Truz...
- Podemos entrar na Tua casa? Olha que somos muitos!!!...
- Entrai, há lugar para todos e todos são bem vindos.

 Ok. aí vamos nós...
Santiago Compostela, 01 de Janeiro de 2010: 00:00 – 01:00
Uma porta aberta á tarde e fomos contratados para abrir mais duas portas à noite. Uma às zero horas e outra à uma hora, a porta espanhola e a porta portuguesa que deram acesso ao primeiro dia de Janeiro de 2010. Despertados pelo Bruno da missão que nos tinham confiado e munidos de várias chaves de champanhe, foi um sucesso a abertura destas portas, com direito a um fantástico fogo de artificio, uma banda de musica, abraços, beijos, risos e montes de alegria. Até parecia uma passagem d’ano.


Finisterra, 01 de Janeiro de 2010 /10:00 – 22:00 Hoje abrimos as portas dos carros para o passeio dos “parolos” no feriado do um de Janeiro. Ir ver o mar a Finisterra. Assim parecido só o passeio à Barra e à Costa Nova. Mas que foi giro e divertido, lá isso foi. E ir ao fim da terra é sempre uma boa oportunidade para sentir a paz e o cheiro do Atlântico.

À noite, o momento alto do dia, um espectáculo divertido e ensonado (não é dona Emília) com a inconfundível voz do Paulo, acompanhado pela viola do Miguel mais o Miguel e com intervenções pontuais dum bonito coro magnificamente dirigido pelo Bruno. Os cortinados são da responsabilidade da produção.

Já tinhamos os anjos, agora temos os "Cancellas", magnifico duo que abrilhantou um entusiastico público até à exaustão de os ouvir... mas pelo preço foi muito bom :)
Ponte de Lima, 02 de Janeiro de 2010: 13:00 Mais uma porta, mais uma abertura, desta vez a porta do, Celeiro 2, um restaurante que nem dá pa dizer nada, vão lá e logo verão, ou na primavera, ou no Outono, ou no Inverno, eles estão abertos o ano todo, excepto em dias de descanso.

 empaturradinhos com a gastronomia minhota.
Áprioiri… damos os serviços por encerrados até 2021.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai aquele arroz de serrabulho em Ponte de Lima...isso é que era

EM