A Porta Santa

Portico acesso à Porta Santa
A Porta Santa está localizada na traseira da Catedral de Santiago, na Praça da Quintana, oposta à praça do Obradoiro e com as praças laterais de Praterias e da Azabacheria. A Porta Santa (actualmente é em bronze, antes era uma parede de pedras que era demolida em todos os anos santos) é a meta dos peregrinos que chegam a Santiago em busca do Jubileu. É aberta a 31 de Dezembro do ano anterior ao Ano Santo, aquele em que o dia 25 de Julho, dia de Santiago, coincide com o domingo.
Foi construida em 1611 e aberta em 1666, sec XVII, sobre ela pode ver-se o Apostolo Santiago os seus discipulos Teodoro e Atanásio. Em ambos os lados da porta estão 24 estatuas (anciães do apocalipse). Obra romanica construida por Mestre Mateo. Também conhecida por “Portico do Perdão ou Porta dos vinte sete sabios.Por este pórtico temos acesso a um pequeno pátio e ao fundo está a Porta Santa, tapada por uma parede de pedras, cuja a dureza simboliza o esforço e a dureza dos caminhos peregrinos.
Ritual da abertura da porta santa
Na tarde de 31 de Dezembro do ano anterior ao ano santo há um ritual de abertura da Porta. Uma procissão religiosa com o Arcebispo e autoridades políticas, às vezes o Rei, chegam-se à Porta batem 3 vezes com um martelo de prata e pedem ao Apostolo permissão para entrar, perguntando: "Podem os pecadores entrar na Casa do Deus? Derrubando em seguida o muro de pedras.
Há uma segunda porta na fachada Este da praça da Quintana que é a Porta Real, que é a entrada utlizada pelos Reis de Espanha á Catedral.

Sem comentários: