Páscoa (passagem)


Páscoa deriva (do hebraico Pessach, que significa passagem através do grego Πάσχα).


Para o povo judaico

Significa o fim da escravatura do Egipto e a passagem para a Terra Prometida. Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder" um jantar especial que é feito em família e dura oito dias.




Para os cristãos

A Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a celebração das celebrações cristãs.


Em celebrações pagãs

A páscoa era o fim do inverno e o início da primavera, tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.


A data da Páscoa


A data da Páscoa foi fixada no primeiro concilio de Nicéia no ano de 325. Assim, a Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera, a data ocorre entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.


Simbolos da Páscoa


O ovo é um daqueles símbolos que se explica por si mesmo. Contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. De uma forma simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.
O Coelho por ter grande capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a renovação e a vida nova.


Simbolos Cristãos


O cordeiro, que simboliza Cristo, o cordeiro de Deus, que se sacrificou em favor de todo o rebanho, os homens.
A cruz que simboliza a morte e a Ressureição de Cristo. É um símbolo de vida e de passagem.
A vela (círio) que simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa (o início - no alfabeto grego) e Ómega (o fim). Quer dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Boa Páscoa

Sem comentários: