A Janela

Há momentos na vida que é mesmo preciso ser assim…



Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto do hospital. Um deles podia sentar-se na cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos pulmões. A sua cama estava junto à única janela do quarto.O outro homem tinha a cama do outro lado, distante da janela, e era necessário que ficasse sempre deitado de costas devido à doença.

E os dois conversavam horas a fio. Falavam das famílias, das casas, dos quintais, dos empregos, das férias...E todas as tardes quando o homem, da cama perto da janela, se sentava, passava o tempo todo a descrever, ao seu companheiro de quarto, todas as coisas que se passavam do lado de fora da janela. 

O homem da cama ao lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a actividade que existia do outro lado da janela.

A janela dava para um parque arborizado e com um lago. Patos e cisnes, aves e pássaros, esquilos, beijos longos atrás das arvores e beijos curtos à frente da arvores, índios capitães da malta em loucas correrias, certezas de amor nas mãos entrelaçadas, pessoas na relva, ao sol, à sombra, a ler, a jogar a rir…um jogo espontâneo da bola… e lá muito ao fundo a urbanidade da cidade.

Enquanto o homem, da cama perto da janela, descrevia isto pormenorizadamente e pausadamente, o homem no outro lado do quarto, fechava os olhos e imaginava a alegria da vida e da natureza para lá daquelas paredes.

Um dia o homem, da cama perto da janela, descreveu um desfile que ia a passar. Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o homem da janela a retratava através de palavras bastante descritivas.

Uma manhã, a enfermeira chegou ao quarto, como habitualmente, e encontrou o corpo do homem perto da janela sem vida. Ficou em silêncio. Chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo. O outro homem sentiu. Chorou em silêncio a perca do amigo, do companheiro de quarto, e pediu à enfermeira se podia ser colocado na cama perto da janela.

Com dores e grande esforço, o homem ergueu-se apoiado no cotovelo, para contemplar o parque. Lentamente olhou para o lado de fora da janela... e viu uma parede de tijolos!

O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela. A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem se quer conseguia ver nem a janela nem a parede.

“Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem...”

Autor desconhecido


Sem comentários: