O Magusto pelo São Martinho

O Magusto
(O vocábulo magusto poderá vir do latim magnus ustus, «grande fogueira, queimado», e tem correspondência no galego e no asturiano magosto.)

O Outono embora não seja a minha estação preferida, gosto mais da estação de Aveiro, tem pessoas e comboios, traz-me o calor  dos magustos da minha aldeia, na escola primária, no largo da capela e nas lareiras com panelas de três pés. E o cheirinho cinzento das castanhas, quentes e boas “do homem das castanhas”, nas Pontes em Aveiro, e "do homem das castanhas" no Rossio em Lisboa. (tenho saudades de Lisboa.)
E agora o magusto.

O MAGUSTO À MODA ANTIGA (aldeias)

magusto na aldeia
Ingredientes, temperos e utensilios

-Castanhas
-Navalha ou faca
-Sal grosso
-Caruma (agulha ou folha do pinheiro)
-Uma vara
-O Homem da Vara ( nos xutos é o homem do leme)
-Vinho novo ou jeropiga ou águapé

Dão-se uns golpes nas castanhas, com a navalha, para estas não estoirarem na fogueira, mas é giro ouvi-las a estoirar, embora possa ser perigoso se rebentam na boca de alguém. (Como vi acontecer à lareira, em casa do srº Germano). Agora que temos as castanhas preparadas vamos preparar a fogueira.
No chão, de terra batida, faz-se uma "cama" de caruma (a agulha ou folha do pinheiro) geralmente circular e espalham-se sobre esta camada de caruma as castanhas e sal grosso; depois cobrem-se as castanhas com outra camada de caruma. Chega-se o fogo em vários pontos do círculo e mãos sábias vão mexendo as castanhas com um varapau no momento certo, e colocando mais caruma se necessário.
Enquanto se comiam as castanhas assadas e se provava o vinho novo, íamos enfarruscando as caras aos mais distraídos. Era giro ver as caras enfarruscadas e mais giro era ver os enfarruscados a rirem-se dos enfarruscados, sem saberem que estão enfarruscados.


O MAGUSTO TECNOLÓGICO (cidades)
equipamento do magusto tecnológico
Ingredientes, temperos e utensilios

-Motorizada
-Atrelado
-Capacete
-Sal grosso
-Carvão
-Assador de barro ou metal (com furos)
-Tabuleiro
-Papel de Jornal ou lista telefónica ou páginas amarelas
-Chapéu de sol ou chuva
-Castanhas
-Navalha ou faca
-Combustível pá mota se não o magusto não anda.

Escolhem-se as castanhas que sejam bem graúdas, (a malta da cidade é mais exigente) e golpeiam-se com a navalha. Colocam-se num assador de barro, ou de lata, com numerosos orifícios, temperam-se com sal grosso e levam-se a assar sobre brasas vivas, mexendo-se regularmente o assador para não queimarem e assarem por igual.
Embrulham-se as castanhas em papel de jornal ou lista telefónica ou páginas amarelas e estão prontas pó cliente da cidade pagar e andar, sem se enfarruscar. Tudo muito limpinho e asseadinho.

AGORA O VERÃO DE SÃO MARTINHO AOS QUADRADINHOS
 

Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado e filho de um soldado romano. O seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protector dos soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália).

Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão. (Foi a primeira vez que o S. Martinho viu o sol de S.Martinho.)

Daí que esperemos, todos os anos, no mês de Novembro, pelo verãozinho de S. Martinho, à voltinha do magustinho para provar o novo vinhinho. (ísto tá tudo muito inho) e tudo isto faz parte da tradiçãozinha lusitaninha.
Em sua homenagenzinha, comemora-se o dia 11 de Novembrinho como diazinho do São Martinho.

Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador e foi bispo de Tours. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.

Pelo São Martinho, comes castanhas,  provas o vinho, e se não tens  cuidado, vais  todo empenadinho, aos "zigues-zaguezinhos" ou de carrinho!...



3 comentários:

Gambuzina disse...

Boas!!
Gostei muito deste post. Bom sentido de humor!!

susana disse...

Deste gostei muito!De Aveiro...morro de saudades!tu sabes...

Anónimo disse...

Zezinho tens muito jeitinho para contares e recriares historiazinhas. Continua assim jeitozinho. :) Ana