- Dia da Mãe


O Dia da Mãe começou há mais de 2000 anos!
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe estão ligadas à comemoração do início da Primavera, na Grécia Antiga. Estes festejos eram em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses desta cultura.
Por seu turno, em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
A primeira vez que se falou realmente num dia especial só para mães foi nos Estados Unidos em 1872. Julia Ward Howe e algumas colegas uniram-se para lutar contra a guerra e, segundo elas, o Dia da Mãe seria um dia de paz
Só em 1904 é que a ideia começou a pôr-se em prática, quando a mãe de Anna Jarvis morreu, esta, começou a chamar a atenção das pessoas para a importância de um dia especialmente dedicado a todas as mães.
Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, conseguiu celebrar o primeiro Dia da Mãe. Nesse dia, Anna Jarvis enviou à igreja onde estava a ser feitas as comemorações 500 cravos brancos. Estas flores deviam ser usadas por todos e simbolizavam todas as coisas boas da maternidade.
Em 1911, o Dia da Mãe foi celebrado em praticamente todos os Estados Unidos da América e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson, declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Em Portugal o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro. Dia da Nossa Senhora da Conceição, ou seja, o dia de Nossa Senhora como Mãe. Actualmente o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de Maio.
As prendas, as flores, os postais, as jóias, oferecidas neste dia, só teem efeito se nos outros dias do ano consigamos sorrir, ajudar e partilhar a vida com a Mãe.

arq 02.12.07 12:10

Sem comentários: