O Ar

O Ar

O ar é muito útil às pessoas!
A composição do ar é um “a” e um “r” e outros gases. O Homem, mesmo sem o "a" e o "r", tem muito em comum com o ar!

O ar está disponível, em ar avulso, para todos os interessados que andem de boca aberta e nariz desentupido. Para os outros que não tem tempo para nada e estão sempre muito ocupados, há umas garrafinhas de ar líquido, (também usado na industria) muito saboroso se for acompanhado com anis, ponche ou gasosa.

Há ainda os outros que não deitam cá para fora o que lhes vai na alma e na caixa torácica, caixa onde está o ar, e começam a ficar roxinhos, roxinhos, roxinhos e, “foi um ar que lhes deu”.

O ar serve para soprar e desassoprar. Este movimento do sopra e desassopra é o que chamamos o ato de respirar. Quando sopramos a 100 à hora e de olhos fechados é o que se chama a libertação do ar comprimido com partículas suspensas, se este ato for direcionado para o vizinho notam-se muito bem as partículas suspensas agora “escarrachapadas” na tromba do vizinho.

O ar também é muito importante para identificar as pessoas. Sem ar, os Armandos, seriam os Mandos, os Armindos seriam os Mindos, os Arnaldos seriam os Naldos os Artures seriam os Tures (várias voltas a França em bicicleta). Sem ar, perdia-se a identidade e era muito mais difícil elaborar a arvore genealógica.

Sem ar, a literatura portuguesa ficaria mais pobre. Por exemplo, teríamos, o tesanato, o gonauta, o tefacto, o cebispo Joaquim, o quiteto Lopes, o quipélago dos Açores e o Silva, bitro de futebol.

Mas a que eu gosto mesmo é quando olhamos para o chefe e dizemos: -“Olha, tá com ar de parvo”. Sem ar, o chefe fica só parvo! Bonito este momento!

Agora, como escrever uma redação sem ar:
Encher bem a caixa torácica fechar todos os orifícios suspeitos que possam ter ruturas para a saída do ar,escrever à Saramago sem pontuação e aí vai disto:

O quiteto Mindo pediu ao Mando que tinha uma loja de tesanato umas peças para decor a casa do cebispo de Aveiro que andava em viagem pastoral no quipélago dos Açores onde assistiu a um jogo de futebol onde o bitroTur fez uma péssima bitragem e foi corrido à xapada com x de regresso a Aveiro o cebispo ficou muito contente com o tesanto e perguntou ao Naldo se sabia como se chama à pessoa que se dedica ao tesanato..
O Naldo secretário geral do cebispo entupiu ficou vermelho como um semáforo vermelho voltou a entupir e fugiu porta fora para apanhar ar …

E eu estou quase a sufocar!

Sem comentários: