A Faca


Redação


A Faca 

Eu gosto muito da faca!

A faca tem quatro patas, dois cornos e um rabo com espanador para enxotar as moscas e derifados. As facas amarelas são para trabalhar na lavoura, as facas pretas e brancas dão-nos o leite, o queijo, a manteiga e quando andam com azia dão-nos os iogurtes, e as que tem azia com problemas digestivos dão iogurtes com pedaços…

Quem nos dá os ofos são as galinhas… e o cavé é o senhor Nabeiro Delta… As facas gordas dão o leite gordo, as magras dão o leite magro e o leite meio gordo é uma mistura das duas facas e se lefar cavé é um galão e quem não gostar de galão pode pedir cavé com leite.

Na minha invância ia para casa da minha minha fizinha Vilomena que tinha duas facas, eu e os vilhos da Vilomena íamos, ao vim do dia, mugir as facas e depois lefafamos o leite na bilha para casa. A minha mãe aquecia o leite no vogão com muito cuidado para quando verfesse não deitar vora.

As facas são muito amigas do homem e fazem muuuuuuu…. Quando estão zangadas marram, conheço pessoas assim, mas as facas não tem culpa.

As facas quando debitam para o asvalto faz schlap… schlap… schlap, chama-se bosta de faca e parece uma piza, mas só de fegetais, sem queijo e sem toucinho…e depois fêem as moscas e poisam na bosta das facas e vicam muito velizes e empanturradas com tanta guloseima… até sei uma anedota que é assim:
Estafa uma mosca em cima da bosta da faca e nisto chegou outra mosca e disse: - Queres que te conte uma anedota nofa? E diz a outra: - Conta, mas agora à hora da reveição não contes nenhuma anedota porca. Ehehhehe… tá gira não tá?

As facas quando são muitas chamam-se manada e quando são poucas chamam-se poucada. O que eu gosto mesmo é dum bive de faca, mal passado, com ofo e batatas vritas ou então um bitoque.

A faca é a alegria do boi!
A faca é muito amiga do Homem e da Mulher!

Sem comentários: