Gosto de Portugal


Calçada à Portuguesa
Aveiro
Castelo de Guimarães, onde o Ti
Afonso começou a coisa

O Galo de Barcelos

“O ser português” é diferente no norte, no sul, nas beiras, no interior ou nas ilhas, mas há uma identidade comum e convergente, Portugal.

“Ser português” é ser portador de um património histórico, social e cultural que, com língua própria, é a alma da nação mais antiga da Europa.

Gosto de pertencer a este povo lusitano (não estão incluídos politicos, governantes e corruptos) de hábitos, tradições e costumes que nos caracterizam como um povo com história, verdadeiro, liberal e solidário.

Gosto do fado de Lisboa e de Coimbra, dos cantares ao desafio do Minho, do corridinho Algarvio, do fandango Ribatejano, do bailinho da Madeira, dos pauliteiros de Miranda, dos cantares Alentejanos, do São Pedro, do Santo António e do Ssão João.

Gosto das tabernas, das tascas, das ruas, becos e ruelas, da calçada à portuguesa, das mercearias, das festas e romarias, das feiras, das procissões com anjinhos, bombeiros e bandas filarmónicas, e das comunhões solenes.

Gosto do cozido à portuguesa, da feijoada á Transmontana, dos rojões à moda do Minho, da alheira de Mirandela, da açorda Alentejana, das espetadas da Madeira, das tripas à moda do Porto, do leitão à Bairrada, do cozido das Furnas, do marisco Algarvio, das enguias de Aveiro, do bacalhau com todos e sem todos e do peixe de Peniche.

Gostos dos queijos curados e amanteigados, dos salpicões, das chouriças, dos paios e das morcelas.

Gosto do arroz doce, da aletria, do leite-creme, dos doces conventuais e regionais, dos ovos-moles de Aveiro e do pastel de nata nacional.

Gosto dos vinhos do Minho, do Douro, do Alentejo, da Bairrada, da Estremadura, do Dão, do Sado, do vinho do Porto, da água das ribeiras, da Boemia, da Super Bock e da Sumol de laranja.

Gosto do sol, do mar, dos rios, das paisagens do Douro, do verde do Minho, do amarelo Alentejano e do branco das chaminés do Algarve.

Gosto deste país de marinheiros e pescadores.
Gosto deste país de escritores, de poetas e de Pessoa.
Gosto de ser Português, gosto de Portugal!

O povo lusitano, pobrete mas alegrete!
 
 

Sem comentários: