ASAE e a identidade lusitana

OH...OH... lá vem outra vez ASAE mexer no meu queijo
Adoro Portugal. E, este país, sem políticos, sem corruptos, sem gajos com muitas reformas,  sem comentadores politizados e enjoados, enfim... sem esta cambada cheinha de soluções, de justiça  e intelectualidade às bolinhas, a cagar palpites em todos os sentidos, sempre com o sr. dr. na ponta da língua, podem crer, sem esta gente, Portugal era um país limpo, puro, com uma higiene mental saudável e viviamos felizes para sempre.

Mas, não é assim!.. Com o altruismo puro de servir a pátria e o horizonte bem definido numa administração de uma qualquer empresa publica, estes senhores, a bem da nação e do seu umbigo (vã lá tirem o cutão) voderam isto tudo e agora, não foi ninguém...ehehehe... espectáculo!...

Alguns destes colarinhos engomados, brilhantes estrategas e gestores dásae, devem aguardar ansiosamente pelas listagens (sim, aquilo agora é por listagem, tipo concurso público para admissão de pessoal) do 10 de Junho, para verem se são contemplados com uma medalheca, menção honrosa ou condecoração tipo: “A Cruz da Ordem do Torresmo” ou “A Cruz da Ordem da Patanisca de Bacalhau” pelos altos e relevantes serviços prestados a Portugal no encerramento de uma pipa de tascas e tascos impróprios para consumo da normas europeias.
É digna de registo a acção asaeana, o empenho, o dinamismo e o excelente profissionalismo destes senhores, funcionários do estado, extremamente zelosos e cumpridores da missão que lhes foi confiada, pelos compinchas de Bruxelas, para fiscalizar e regulamentar as tabernas e tascos deste país.
Esta gente, que também frequenta os mesmos tascos d’agente, (sem farda, vão camuflados), nem parece herdeira de D. Afonso Henriques e, confunde higiene e segurança com os costumes, identidade e prazeres de um povo.
Assim, entusiasticamente com um aspecto bélico e duro, carregadinhos de distintivos (o rambo ao pé deles é um autentico principiante) eles aí andam, em grupo e de peito feito, com os papiros na mão, a anunciar de taberna em taberna, de tasco em tasco as leis e as normas europeias para o sector, prestando vassalagem aos pipis de Bruxelas e as empresas multinacionais que cozinharam e determinaram estas normas para bem da saúde dos portugueses…tou quase a chorar…com tanto altruísmo…
Estou em crer que oportunamente nas nossas tabernas e tascas, vamos ter o “kit Patanisca Bacalhau”, certificado pela ASAE, assim composto:
-um saquinho de ovo batido com sal e salsa,
-um saquinho com pão ralado,
-um saquinho com bacalhau, -
um pãozinho embalado, -um saquinho de vinho
-uma palhinha pó vinho,
- um guardanapo,
- um fio dental
- umas luvinhas pa não contaminar o conteúdo
– e um panfleto de instruções.
Isto tudo muito bem acondicionado numa bonita embalagem de plastificada com as indicações:
-dos valores energéticos e nutritivos,
- da empresa multinacional responsável
- a sede da empresa multinacional (Alemanha, Suécia, Bélgica…)
-e a origem dos produtos em Taiwan ou Korea.

Abrimos o kit, lemos o panfleto das instruções, calçamos as luvinhas, “montamos” os ingredientes, comemos e arrotamos, muito baixinho, só um soprinho e com o guardanapo ao cantinho da boca, como manda a norma europeia para o arroto.


Outros Kits à espera de aprovação e certificação:

  • carapuzinhos com molho de escabeche á bolanhesa

  • iscas de cebolada com couves de bruxelas

  • moelas fritas com aroma a tulipas holandesas.

  • presunto e queijo da serra da irlanda

  • caracóis e burriés com sabor a salmão da noruega
Em 2008, em Sevilha, Espanha, encontrámos uma taberna, ampla, também para fumadores, em terra batida, com umas magnificas ânforas (penso que decorativas), tapas de fumados, tapas de queijos e petiscos, frequentada por toda a gente. Um bom e saudável espaço social e gastronómico.
Depois admirem-se porque é que a malta começa a gostar da ideia, da fusão de Espanha com Portugal. É que eles, estão um “bocadinho” mais a frente e, o mais admirável, sem perderem a sua identidade e os seus costumes.

Mas…Adoro a alma lusitana.
Sugere-se aos senhores aseanos que se entretenham com as grandes superfícies, restaurantes, hotéis, matadouros, importação de produtos, armazenamento de produtos alimentares… as coisas que vocês sabem que são verdadeiramente importantes para a saúde pública... Pronto, ok!!... Eu sei que não têm tempo, nem pessoal, porque estão ocupados com as tabernas, tascos, pequenas mercearias e a verem quem anda fumar nos bares….

Um abraço do meia bota bota e meia.

Sem comentários: