Telemovel

Há uns 15 anos custavam uma pipa de massa andavam na mala do carro, pareciam um tijolo de 20 com antena (como na foto) e o acesso a estes era para a os senhores da nota e para os senhores que se armavam que tinham nota. Num curto espaço de tempo são o que sabemos. Aparelhos de grande utilidade profissional e social. As vezes são um bocadinho irritantes, inconvenientes e inoportunos, mas adiante.
Com o uso destes aparelhos o comportamento humano sofreu algumas alterações que podemos observar em espaço aberto. Os utilizadores destas máquinas são facilmente identificáveis: Falam alto, andam para a frente, para trás, para os lados, dão meias voltas, gesticulam com a mão desocupada, metem a mão na cabeça, ajeitam a cabeleira, coçam os tomates e o rabo (elas não), seguem as costas das gajas que passam (as boas), olham para o ar e sempre a falar.
Outros mais sofisticados, usam auriculares, as características destes alteram um bocadinho, tem as mãos ocupadas com outras coisas ou assuntos, caminham de modo acelerado ou calmo, de acordo com a conversa, às vezes param, também coçam o rabo e a ccabeleira, falam alto e “sozinhos” dando um ar desequilibrado de quem não bate bem da bola e necessitam de intervenção clínica.
Em ambos os casos, observar as expressões, e o tom de voz enquanto falam é do melhor. Pelas expressões que emitem conseguimos adivinhar se falam com: os filhos, os cônjuges, os chefes, as namoradas ou se estão no engate… para cada situação uma expressão e cada uma melhor que a outra. E quando estão enervados… outro espectáculo a não perder…
Quando estão a falar com alguém presencialmente e toca o bicho, zás, viram-se de lado ou de costas e o interlocutor presencial já era…. Tal e qual como mandam as regras da boa educação….que aprendemos desde pequeninos…
O sms já é diferente é mais silencioso. Os trengos e os “cótas” (aqui como a foto) tem que parar (alguns por os óculos) e olhar muito atentamente para o teclado de modo a que os dedinhos batam certinho nas letrinhas e, pausadamente lá conseguem enviar uma mensagem. É mais ou menos assim: tek (pausa) tek (pausa) tektek (pausa) tek (pausa) tektek (pausa) tek (pausa) tek (pausa) e sem pontuação ou acentos porque isso já requer muito saber e paciência.
Os que nasceram com o telemóvel e não são trengos, é sempre aviar, quase sem olhar para as teclas, tektektektektektektektektektektektektek, têm um polegar fantástico com uma agilidade, mobilidade e produtividade que até parece ter olhinhos.
Uma situação porreira com estes utilizadores compulsivos de sms é quando somos acompanhados por um para dar uma volta ou beber um copo. Passados nem 10 seg à que puxar da máquina e toca a polegar. E vai ali um gajo a falar para o lado e a ouvir como resposta: Hum.Hum… Pois…Sim….Fala que tou-te a ouvir… Não tá a ouvir uma merda e um gajo pensa que sai com um amigo para uma conversinha e vem praí uns trinta, olhamos para lado e realmente só lá está um… que fala por monossílabos e grunhidos.
Mas isto não fica por aqui, no bar a primeira coisa que esta gente faz é poisar o aparelho, estrategicamente, em cima da mesa… Enquanto fala com os amigos presenciais está atento à informação que chega… e, se for importante, deixa tudo e sai... Bonito, chega um gajo ou uma gaja por uma caixa e é mais importante que os amigos ali presentes…Porreiro.
Outra situação do baril. Por exemplo no talho. Uma pessoa está a ser atendida, toca o telemóvel do “talheiro” o homem pára tudo!!!... Desfaz-se em sorrisos e simpatia para a máquina, regista a encomenda de alguém que deve estar comodamente instalado e que depois é só passar e pagar. Um gajo que teve de se deslocar ao talho, perante tal cenário, sente-se um otário ali especado. O outro, lá no cu de judas, passa à nossa frente pelo teelmovel e com o aval do “talheiro”. Esta é potente!!... Ao menos um letreiro: “Os clientes pelo telemóvel estão sempre à sua frente”. A gerência.
Queres vir beber um copo? Prometo que não tiro os meus amigos do bolso. Ok. Assim vou.

Sem comentários: