Aguapé - amigos pedestres em Coimbra

Conhecer as nossas cidades, as tradições, as lendas, a história, pedestrar por ruelas e becos na procurar do conhecimento, são factores interessantes e motivadores a sairmos de casa e partilharmos uma outra experiencia social e cultural. Desta vez fomos para Coimbra, caminhamos na histórica e descobrimos que vale a pena visitar e conhecer a cidade onde, quiçá, poderá ter nascido D. Afonso Henriques, onde D. Dinis achou por bem dar-lhe um ar jovem e académico e onde o Pedro nunca esqueceu Inês. Se queres saber mais vai até lá.
  • Actividade: Pedipaper em Coimbra
  • Data: 14 Março 2009
  • Encontro: Posto Turismo de Coimbra
  • Inicio previsto: 10:00
  • Fim previsto: 18:00
  • Participantes: Francisco, Emília, Sérgio, Lídia, Isabel, Cristina, Ulisses, João Paulo, Zé, Paula Bastos.

As equipas e a prova

Chegamos a Coimbra e zás logo pó café. Com a boa disposição habitual nestes pedestrianos urbanos, organizamos as equipas, por sorteio, isenção acima de tudo e com uns ajustes democráticos, as equipas alinharam:

  • Os Cabritos: Ulisses, Paula Bastos e João Paulo.

  • Os Futricas: Lidia, Zé, Cristina e Francisco.

  • Os Oaioé: Emilia, Isabel e Sérgio.
Depois de vários considerandos, algumas explicações e tirar uns macacos do nariz, partimos à conquista de Coimbra. De papel, caneta e máquina de retratos na mão, fomos perguntando a quem passava as dúvidas que tínhamos, a brincar e a rir ficamos a saber coisas do arco da velha. Uma actividade pedestre na história de uma cidade nobre onde se mantém as tradições e a identidade cultural. Já D. Dinis e a esposa Zabel, a das rosas, ganda truque, quem não gostou do truque foram os pobres, passaram a comer rosas...



tudo no cafézinho em periodo de concentração
no turismo a turiscar e copiar
na sé velha a pé, fot, quisto a subir custa bué
a famosa raposa e o copianço dos cábulas
as universidades de coimbra

isto do saber é tudo muito lindo mas assim tásse melhor
chegou a lagartixa dos bombeirinhos tivemos de dar à sola...
Avaliação

A avaliação das equipas, decorreu sem stresses, com rigor e isenção, num ambiente cordial, brutal, fenomenal e tal que foi considerada justa uma reclamação dos Cabritos, por erro na elaboração de uma pergunta, pelo que as três equipas estão empatadas, em primeiro lugar ou em ultimo lugar. Como o júri sou eu, e, devido ao adiantado da hora, dos dias e dos meses, alterei a ultima avaliação, a das fotos, para uma pergunta surpresa, a efectuar num jantarinho onde será encontrada e declarada a equipa vencedora desta magnifica e imponente festa pedestre na cidade de Coimbra.
E aos costumes, disse nada.
Mas já ouvi dizer: E como de costume não disse mais nada.

Sem comentários: