Para organizarmos uma actividade pedestre o mais importante e essencial é termos pessoas, amigos e amigas que gostem: de caminhar, da naturaeza, de rir, de aprender, de conhecer, de observar, e, em volta de uma mesa, não é preciso ser grande, beber um copo e saborear alguns dos produtos regionais que encontramos no caminho. Havendo estes ingredientes, humanos, sociais e naturais é muito fácil organizar uma actividade pedestre.
Preparar uma actividade pedestre de pequena rota - PR
Escolher o percurso de acordo com o publico alvo a que se destina: Caminheiros experientes, famílias com crianças, grupo de amigos...
Planificar e programar toda a actividade desde a saída até ao regresso.
Durante o caminho, perante alguma adversidade, manter a calma e tomar decisões que mantenham a serenidade e tranquilidade do grupo, se tiveres que retroceder será uma prova de prudência e inteligencia.
Nunca partas sozinho para um percurso, caminha sempre com um ou mais companheiros.
Consulta a documentação escrita e mapas referente ao percurso.
Informa-te acerca da previsão meteorológica. Na serra o tempo pode-se alterar com facilidade.
Informar os participantes da programação da actividade com antecedência.
1 comentário:
Anónimo
disse...
Boa Tarde. Caros caminheiros. Apenas uma "achega" acerca do licenciamento de actividades de pedestrianismo em áreas protegidas. Estas actividades deixaram de ser licenciadas e taxadas pelo Dec. Lei Nº108/2009 de 15 de Maio. Por isso apenas há que dar conhecimento ao ICN da data e local onde se pretende realizar a actividade. Saudações pedestrianistas. António ( de Castelo Branco)
1 comentário:
Boa Tarde.
Caros caminheiros. Apenas uma "achega" acerca do licenciamento de actividades de pedestrianismo em áreas protegidas. Estas actividades deixaram de ser licenciadas e taxadas pelo Dec. Lei Nº108/2009 de 15 de Maio. Por isso apenas há que dar conhecimento ao ICN da data e local onde se pretende realizar a actividade.
Saudações pedestrianistas.
António
( de Castelo Branco)
Enviar um comentário