pedestrianismo

O Pedestrianismo, ou caminhada, é tão antigo como o próprio homem. Embora os registos como actividade organizada, datam do séc. XVIII, em Inglaterra, como passeios a pé de prática corrente.
Os passeios pedestres, podem ser uma actividade de:
  • desporto
  • turismo
  • conhecimento
  • lazer
  • social
A sua prática resume-se num caminho a percorrer, desfrutando-se de tudo o que o rodeia, com tempo para descansar, fotografar, observar e sem stress ou competição para chegar ao fim.
Uma actividade que proporciona um contacto intimo entre o Homem e a natureza ou urbanismo (cidade) e onde intervêm aspectos turísticos, culturais, ambientais e sociais.
Na maior parte das caminhadas, dependendo dos percursos escolhidos, não exigem grande aprendizagem nem técnicas apuradas, podendo ser praticadas por pessoas de todas as idades, em família, em grupo ou isoladamente (embora não seja aconselhável) e ao ritmo de cada um.
Como em qualquer actividade tem os seus níveis de prática, que poderão ser de um dia (caminhada) ou vários dias (trekking), por trilhos na montanha e vales ou por trilhos na planície e cidades.
Por norma quando falamos em pedestrianismo, este está associado a percursos pedestres de pequena ou grande rota, em ambientes naturais e devidamente sinalizados com normas internacionais. (ver outros artigos relacionados) Caminhar é a maneira mais fácil, agradável e económica de ser ter mais e melhor saúde, aumentar a auto estima, divertir-se e sem stresses acabar a beber um copo com os amigos e amigas.
caminhar, abre-se e toc'andar.


arq 01.03.07

3 comentários:

Alírio Camposana disse...

«Caminhar é a maneira mais fácil, agradável e económica de ter mais e melhor saúde, aumentar a auto estima...»

Ó amigo Zé, lá que caminhar pode fazer bem até aceito, agora que é a maneira mais fácil de ter mais e melhor saúde aumentando a auto-estima, já não tenho tanta certeza.

Poderias citar a fonte de onde obtiveste essas informações tão específicas? É que muitos de nós que lidamos com o Desporto, não temos assim tantas certezas e aprender mais é sempre bom.

Um abraço.

João P. Tavares disse...

Bem, se o Zé não dá a fonte, dou-a eu: lê aqui.
A minha experiência é: esquecer qualquer preocupação pessoal ou de trabalho ou para tirar da cabeça pensamentos destruidores, faço uma caminhada, na zona da capital (Esgueira, claro), 30 a 45 minutos, e o resultado é excelente.

Um abraço a ambos

Alírio Camposana disse...

JP eu sei e aliás aceito que é excelente. Agora não aceito que seja a maneira mais fácil de...

Por exemplo, há crianças "problemáticas" que melhoram a auto-estima praticando artes marciais e não a caminhar pelos montes. É preciso cuidado com as generalizações. As pessoas não são todas iguais e, garanto-te pela minha experiência desportiva, que as modalidades podem e devem ser ajustadas de modo diverso. O que pode ser bom para uma pessoa, pode não ser para outra.

Para esses "pensamentos destruidores" há quem faça yoga com resultados excelentes, outros tratam-se com químicos e não com desporto e os resultados também são positivos. Outros até recorrem a psicoterapia, ou a uma junção dos dois.

Quando peço as fontes e tu em particular sabes muito bem porque o faço, é precisamente para poder apreciar a opinião de especialistas. Desconfio um bocadinho de grandes afirmações que podem conter pouco rigor.

Grande abraço e força nessas terapias!

P.S. Já agora confesso que foi graças ao Desporto que fiz grande ajustes e reorientações na minha vida e quem me conhece sabe-o bem!