- Aguapé em Viseu





  • Viseu foi a cidade escolhida democraticamente de uma forma unilateral, para a primeira sessão experimental, de um roteiro urbano e cultural, que pretendemos levar a efeito por várias cidades lusitanas, onde vamos procurar enriquecer o nosso conhecimento, estreitar relações de amizade e meter água a pé.



  • Actividade: Pédipaper em Viseu
  • Data: 26 Outubro 2008
  • Encontro: Camara Municipal Viseu
  • Hora prevista: 09:30
  • Inicio actividade: 10:00
  • Regresso a casa: 18:00
  • Participantes:11 o joao paulo+a cristina+o sergio+a paula+a dina+a lidia+a isabel+o fernando+a emilia+o andre+o ze.
O album para mais tarde recordar:
Aguapé em Viseu 2008


As equipas e a prova

Chegamos a Viseu à hora prevista e como bons lusitanos, fomos todos pó cafézinho, numa agradável esplanada, no Rossio. Estava um dia bonito, muito sol, muitas pombas, devem ser espécie protegida da cidade e um policia que nos controlava os movimentos. Com boa disposição e expectativa ao que iamos fazer, organizamos as equipas por sorteio:




momentos de descontração no cafezinho da manhã


  • Equipa "Rócócós"- Lidia+Dina+Cristina(3)

  • Equipa "Vinho Verde Pombal"- João Paulo+Isabel+Sergio(3)

  • Equipa "Viriatos"- Emilia+Fernando+André+Paula(4)
Pela constituição das equipas jogámos num 4x3x3 sem espinhas, tudo ao ataque. Com papel e caneta na mão, mais conhecido por pédipaper, partimos à descoberta da cidade que acordava aos poucos. De pé em pé, galgamos as ruas e passeios, interpelamos os senhores transeuntes, passeamos, questionamos, comunicamos, observamos, rimos, corremos, bufamos, bufamos mais que uma vez, suspiramos, inspiramos e expiramos. Todos se empenharam a fundo em concluir as questões apresentadas e em preencher a legenda do mapa da cidade, ganda seca.





aí estão eles empenhados na procura do saber

O almoço


Já tardinho, com mais uma hora que o previsto, de farnel nas mãos, faltou o tachinho do frango com arroz, embrulhado em jornal, fomos para um parque próximo, onde numa esplanada vazia juntámos os comeres e os beberes. Partilhamos as conversas, os alimentos e as questões da prova.
preparação da logistica para o almoço

Corrigimos as provas em conjunto, um tremendo erro da organização, mas como era uma sessão experimental, facilitou-se. Em cada pergunta/resposta gerava-se um burburinho de tal ordem que até as pombas desapareceram, nada estava bem.. se eles fizeram assim nós também temos direito... ah!... isso assim não conta... teem de ser penalizados...Ei, olha aqui... faltam 3 pontos... eh pá deixa lá isso... não deixa nada o que é, é... pois, e viseu nunca foi capital da lusitania...isso escrever só 2 individuos não é nada... e as vossas fotografias também não são prova... e ... que horas são... tá a ficar tarde e amanhã é dia trabalho... E isto foi uma actividade a brincar para nos divertirmos a conhecer uma cidade. ehehhheheheheh... olha se não fosse assim. Bem, se não fosse assim eles tinham que ir dar pão as pombas enquanto esperavam pelos resultados finais, mas com isto tudo lá conseguimos apurar os seguintes resultados:


  • Rócócós - 120 pombos

  • Vinho Verde Pombal - 119 pombos

  • Viriatos - 118 pombos
Como se pode constatar pelos resultados obtidos, após variadissimas reivindicações, todos os participantes tiveram um bom desempenho, atitude, dinamismo, entrega, dedicação, alguns fome, outros sede e outros já vieram cansados. Procedeu-se à entrega do prémio à equipa que teve mais um ponto que a segunda.


O prémio em arte contemporanea
Uma magnifica peça de arte contemporanea, em latão vermelho, de fino recorte técnico quando visto de perfi, principalmente do lado esquerdo, de grande utilidade para saborear um champánhe ou como frapê. Pode ser utilizado em aniversários, festas de casamento, recepções a entidades públicas ou privadas, tamanha é a sua beleza, valor e utilidade. Há quem faça desta obra uma magnifica peça decorativa. O fotógrafo estava lá e registou o momento, ao qual se procedeu à abertura dum champánhe, francês, tipo pingo doce, da bairrada, com esguicho e tudo. Posto isto, aparelhamos a burra e ála que se faz tarde porque no dia seguinte era dia de pica boi. Isto pó fim ficou muito ligado ao trabalho agrícola.

a festa do champánhe


A cidade

Uma cidade agradável, com bastantes motivos de interesse para visitar, monumentos, jardins, parques, mais monumentos, podemos visitar duas vezes, solares, vestigios históricos, praças e o viriato com os seus guerreiros. Uma cidade de pessoas simpáticas e disponiveis, com excepção do sô policia que nos controlava os movimentos e com bastantes zonas pedonais. Centralizamos a nossa visita na zona histórica. E, na minha opinião, embora tenha gostado, aguardava uma zona histórica mais bem cuidada, com mais esplanadas, com mais espaços de encontro que nos apelasse ao permanecer, ao lazer e não ficassemos só pela visita à história.


Monumentos da cidade a Sé Catedral, o Viriato e o Duarte

Ficamos a saber que:
Depois desta sessão experimental, irão ser feitos alguns ajustes de modo a que haja mais espaço para conhecer mais a brincar mais...


1 comentário:

Anónimo disse...

very very very much good!
francisco,neca...