Ultreya y Suseya


Duas palavras muito utilizadas no Caminho de Santiago, são ULTREYA e SUSEYA
"Ultreja: Mus. Canto de Ultreja. Himno de remota antiguedad que entonaban los peregrinos al sepulcro del apostol Santiago. El texto de dicho himno, que se halla escrito en signos nerumaticos, dice asi:
Herru Sanctiagu
Grot Sanctiagu
Eultreja, esuseja
Deus, adjuva nos."
É uma palavra de origem latina que aparece pela primeira vez no "Códice Calixtino". Aimerico Picaud escreveu que a palavra "Ultreya", era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago como a mostrar o seu júbilo de ter chegado ao fim de sua peregrinação.
Etimologicamente a palavra Ultreia (ou também eultreja), vem de Ultra-joia, que significa: "mas alla del jubilo" e não significa somente uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: "para frente" em busca da realização de um objectivo, de uma meta a qual tendo fé iremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir.
Devemos respeitar os nossos limites, de modo que a nossa capacidade se torne ilimitada, existe um ditado que diz: "devagar se vai ao longe". Não obstante temos de ter a humildade suficiente para reconhecer que jamais iremos alcançar a perfeição, temos de seguir sempre para frente e sabermos que, por mais que aperfeiçoemos, sempre poderemos nos superar.
A segunda palavra SUSEYA - "para cima", tem o sentido da busca pela realização de um objectivo que todo o ser humano deve perseguir, a evolução espiritual, essa é a verdadeira, senão única realização humana que pode transcender a transmutação para a outra dimensão, após a morte.
A conjugação destas duas metas, ULTREYA “para a frente” e SUSEYA “para cima” são condição de votos de sucesso no Caminho de Santiago. Á medida que avançamos no caminho, aproximamo-nos cada vez mais de Santiago - " para frente", e mais nos sentimos com o espírito elevado, próximo do templo divino, da mensagem a exemplo de Cristo e de seu Apóstolo mais aguerrido, Santiago, ou seja: "para cima".
È uma saudação, um encorajamento no caminho, ao Ultreya deve-se responder com Suseya.
Ultreya

retirado portal peregrino - valter ramos

2 comentários:

Jean dos Anjos disse...

Muito bacana o blog!
Em breve estarei em Santiago de Compostela!
Forte Abraço!

Gustavo Silveira disse...

Estive no Camino e ao ler este texto, senti as palavras ecoando dentro de mim, trazendo-me memórias importantes.
Excelente post.
Abraços.