Riuais e Tradições

Rituais e Tradições
Os peregrinos seguem tradições não escritas, que não são regras impostas, mas há uma série de ritos que tem passado ao longo dos tempos e do caminho que mantem viva a alma do perergrino.

Ditados do caminho
“Com Pão e Vinho se faz o caminho”, significa que o caminho está ao alcance de qualquer um e que não é preciso nenhum nutricionista nem grandes exageros alimentares, porque peregrinar é isto mesmo.
"O caminho começa ao sair de casa", poderá significar que, podemos escolher o nosso caminho, por qualquer caminho que nos conduza a Santiago.

Ao chegar a Santiago
Devemos entrar em Santiago pela Porta Faxeira, a porta do Caminho Português, equivalente a Porta do Caminho ou Porta Francigera do Caminho Francês.

Antes de entrar na catedral lavarmo-nos simbolicamente na fonte da Praça do Paraiso (Azabacheria) para estarmos limpos a receber a força de Santiago. Tal como os peregrinos jacobeus da idade media faziam com as roupas. Outros punham as roupas na Cruz dos Farrapos, uma cruz nos telhados da catedral, como oferta ao santo.

A entrada na catedral faz-se pelo Pórtico da Gloria, mas durante o Ano Santo, ano em que o dia de Santiago, 25 julho, coincide com o domingo, o peregrino deve entrar pela Porta Santa (que é aberta a 31 de Dezembro do ano anterior ao ano Santo) ou pela Porta da Acibechería, se vem do camiho Frances.

E prosseguir com o ritual do peregrino com mais de 800 anos.

Planta da Catedral e o Ritual do Peregrino





  • Entrar pela entrada principal da Catedral e no Pórtico da Glória onde está a famosa coluna que tem a representação da Arvore de Jesse, aos pés da imagem de David, colocar a mão direita, os 5 dedos encaixam na perfeição, e agradecer o caminho e a protecção ao Apostolo. Este ritual tem mais de 8 séculos.

  • Ir à imagem do jovem de cabelos encaracolados que reza de joelhos, voltado de frente para o altar e por trás da coluna e dar três toques na cabeça do santo para ter talento, inteligência e virtude. Este é chamada de Santo dos Croques, Mestre Mateus, o protector dos estudantes e autor do Pórtico da Glória.

  • Ir atrás do altar-mor e dar um abraço ao apostolo e falar-lhe como a um amigo…

  • Descer à cripta, onde esta a tumba do Santiago e orar.

  • Participar na eucaristia do peregrino às 12 horas.

  • Levantar a Compostela.

Estes são os rituais do peregrino moderno, mas nem sempre foi assim... No principio, os peregrinos velavam a noite inteira diante do altar, confessavam-se e depois de participar na missa, e de entregar as suas oferendas, passavam a comungar na capela do Rei de Francia onde recebiam um certificado conforme a sua peregrinação e os sacramentos.

Em Finisterra (Fim da Terra) / Muxia

  • Ver o por do sol, que se esconde nas águas e que renasce, tal como o peregrino que chegou a Finisterra renasce de novo...

  • Nas rochas escarpadas queimar as roupas usadas na peregrinação, deixando para trás o passado.

  • Banhar-se nas águas do atlântico como sinal de purificação, um homem novo que nasce...

  • Apanhar uma vieira na praia da Langosteira como prova de termos chegado a fim da terra…

  • Levantar a Finisterra no albergue dos peregrinos

  • Em Muxia levantar a Muxiana no posto turismo.

2 comentários:

Anaid disse...

Hoje estive em Santiago de Compostela e junto ao túmulo estava uma senhora a orar e no final deu-me dois terços entrelaçados. Existe alguma tradição ou ritual deste género?

meia bota, bota e meia disse...

não tenho conhecimento como ritual. mas penso ser bom receber de alguém, algo, que nos recorde o "momento...".