O Pórtico da Glória




Os pórticos das entradas e abóbodas das naves eram pintados ou tinham esculturas, porque além da arte possuiam um fim didáctico e pedagógico de modo a transmitir os ensinamentos, neste caso, do cristianismo, tendo em conta a grande quantidade de população analfabeta.

Neste sentido, além da magnifica obra da escultura romana, criada pelo Mestre Mateo, em 1188, o Portico da Gloria da Catedral de Santiago de Compostela é o ensinamento cristão do Antigo ao Novo Testamento. Pela primeira vez na Idade Media o autor criou figuras com expressões e animação, figuras que falam, cantam, sorriem e constituem uma atmosfera mística e religiosa.
Breve explicação do Portico da Glória
O arco central é uma representação da Cidade Celeste nos símbolos provenientes do Apocalipse de São João, no Livro IV de Esdras, e nos elementos apocalípticos contidos nos profetas Isaías, Ezequiel y Daniel. Em volta do Salvador vemos os quatro evangelistas em atitude de escrever o Evangelho, sobre cada um dos seus animais simbólicos: São Mateus, debaixo São Marcos, à esquerda São João e debaixo São Lucas.
Coluna da esquerda figuras que representam personagens do Antigo Testamento: Moisés, com as Tábuas da Lei; Isaías; Daniel, sorridente como anunciador da vinda do Salvador… e Jeremias com seu rosto triste pelo sofrimento...

Coluna da direita figuras dedicadas ao Novo Testamento aí encontramos São Pedro com as chaves na mão; São Paulo descalço; Santiago e São João, sobre uma águia…

Coluna de Parteluz

Vemos a estátua do Apóstolo Santiago, como patrono, acolhendo os peregrinos. A genealogia humana de Jesus, José a David, Salomão até à Mãe, e a geração eterna de Cristo, o Pai, que o acolhe, e o Espírito Santo. Atrás da coroa do apóstolo estão representadas as tentações de Cristo.

Arco lateral esquerdo vemos representado um tema do Antigo Testamento: A expansão messiânica. Inspirado no livro IV de Esdras, (cap. 3,1-27). Deus o criador ao centro, Adão e Eva, Noé, Abraão, Isaac, Jacob, Moisés e o rei David... a representação das 10 tribos de Israel mais Judá (tribo de Cristo), Benjamim e o episodio da Babilónia.

Arco lateral direito está representado o dia do Juízo Final.

Sem comentários: