Mestre Mateo



No interior da catedral, na coluna do meio oposta ao Portico da Gloria, encontra – se a seus pés a figura de um homem que parece estar a orar e cabisbaixo. Esta é a figura do Mestre Mateo, arquitecto de toda a obra, que com esta pose de humildade se deve à sua ousadia inicial de ter querido aparecer com as figuras que constituem o Pórtico.
Esta poderia ser uma aproximação a lenda:
Quando estavam prestes a terminar as obras o arcebispo visitou o Portico. O mestre Mateus foi explicando o significado de cada figura e o que ela representava. Depois de ouvir as explicações do escultor, o arcebispo estava a olhar para o arco central, que é presidido pela figura de Cristo, rodeado pelos quatro evangelistas e foi, então, quando se apercebeu que havia uma figura que Mateus não tinha dado qualquer explicação.
  • E esta escultura representa quem? – Perguntou o arcebispo.
  • Esse sou eu – disse. Depois da maravilhosa obra que acabo de realizar, penso que sou merecedor de figurar no Pórtico da Gloria.
Irritado com o que ele considerou uma ousadia sem precedentes, o arcebispo repreendeu severamente o Mestre Mateus, que ouviu a reprimenda de cabeça baixa e num sepulcral silêncio.
Alguns dias mais tarde, o arquiteto e escultor chamou o arcebispo para lhe mostrar as alterações feitas na obra: havia desaparecido a figura que tanto tinha zangado o arcebispo. Agora, havia uma nova figura humildemente rebaixada na parte de trás do pórtico, no meio da escuridão, de costas para a obra e virada para o altar. Nessa estátua em penitência o escultor quis mostrar o arrependimento pela ousadia que teve ao incluir-se ao lado do filho de Deus. Assim através dos séculos que o sorriso do Mestre Mateus mostra a sua humildade.
Desde então, ao Santo dos Croques (Mestre Mateo) é atribuido o poder de transmitir a sua sabedoria, inteligência e talento a todos aqueles que cautelosamente lhe deem três coscorrones (cabeçadas) na cabeça. Esta prática é muito comum entre os estudantes, nas vésperas de exames, na esperança de uma última tentativa para assimilar os conhecimentos adquiridos e a protecção do Mestre.

Sem comentários: